Trabalhei como editor do fotolivro O Avesso do Verso do artista Angelo José da Silva, juntamente com fotógrafo e editor Felipe Abreu de 2017 até 2019. O processo de edição começou com organização do acervo de negativos que Angelo tinha do México, após foram longos períodos observando as folhas de contato com imagens feitas em 35mm e 120mm, imprimimos as imagens para ter mais visualização da narrativa e dar sequência no processo de edição.
Todas as fotos do livro são do Ricardo Tokugawa.


I worked as editor of the photobook O Avesso do Verso by the artist Angelo José da Silva, together with photographer and editor Felipe Abreu from 2017 until 2019. The editing process began with the organization of the collection of negatives that Angelo had from Mexico, after long periods of observing the contact sheets with images made in 35mm and 120mm, we began to print the images to have a better visualization of the narrative.
All book photos are by Ricardo Tokugawa.
Após o trabalho de seleção, as imagens foram impressas e foram  semanas de trabalho com as fotos espalhadas pelo chão. Discutimos, editamos, colocamos as imagens na parede, olhamos por um mês, fizemos alguns bonecos, editamos de novo, alteramos a sequência, fizemos outro boneco.

Não foi um processo rápido e tão pouco fácil, aprendemos muitas coisas juntos nessa troca entre edição e autoria mas posso afirmar com certeza que a parte da edição é uma das funções mais incríveis e bonitas na criação de um fotolivro.


After the selection work, the images were printed and it was weeks of work with the photos scattered on the floor. We discussed, edited, put the images on the wall, looked for a month, made some dolls, edited again, changed the sequence, made another doll.
It was not a quick process and not at all easy, we learned many things together in this exchange between editing and authoring but I can say with certainty that the editing part is one of the most amazing and beautiful functions in the creation of a photobook.